HIP, HIP, HURRA PARA O FRANCISCO LOBATO

pelo nosso Associado EAF
Sábado, 17 de Abril de 2010, 12H20.

Em frente ao Padrão dos Descobrimentos é dado pelo Secretário de Estado do Desporto, Dr. Laurentino Dias, o tiro de largada ao ROFF Tempo-Team do Francisco Lobato que parte em direcção a Port-La-Forêt, na Bretanha Francesa, no Golfo da Biscaia, local onde a nata da nata da vela mundial de competição em solitário treina sob a orientação de Michel Desjoyeaux, vencedor de 2 Vendee Globe e grande nome da vela internacional.

Depois de em 2009 ter ganho brilhantemente a MiniTransat entre La Rochelle, em França, e S. Salvador da Baía, no Brasil, com passagem pelo Funchal, em barcos de série, o Francisco Lobato inicia agora uma nova etapa da sua carreira de navegador em solitário, desta feita com um Fígaro Beneteau II One Design de 3 toneladas e 10,1 metros de comprimento, com o qual vai realizar a prestigiada Campanha Fígaro e competir com grandes nomes das regatas em solitário a nível mundial, já a pensar em mais altos voos, quiçá numa presença numa futura Vendee Globe.

Cerca das 11H30, em frente ao Padrão dos Descobrimentos, concentraram-se ao redor da caravela “Vera Cruz” cerca de uma centena de embarcações à vela de todos os tamanhos, tipos e feitios, numa grande demonstração de apoio e carinho ao Francisco Lobato, à qual o WILMA não podia deixar de se associar, sabendo-se que foi a bordo desta embarcação, que é hoje um clássico da náutica de recreio nacional, que ele deu “os primeiros passos” na senda de sucessos que o levam hoje a ombrear com os grandes da vela mundial.

Embora à saída da Marina de Oeiras a ondulação se apresentasse desencontrada e o mar algo agitado, com rajadas de vento a atingirem os 18 nós, junto ao Padrão dos Descobrimentos o mar estava quase chão, com ventos de 12 nós, o que permitiu à tripulação do WILMA aproximar-se da caravela “Vera Cruz” e desejar de viva voz ao Francisco Lobato votos de felicidades.

A avó, viúva do saudoso Eng. Guimarães Lobato, anterior proprietário, também presente a bordo da “Vera Cruz”, emocionada dirigiu à tripulação do WILMA palavras de agradecimento pela nossa presença num momento de tão grande significado não só para o neto, mas também para toda a família Lobato. Também a mãe do Francisco a bordo de um semi-rígido que serpenteava entre a cerca de uma centena de embarcações se nos dirigiu em jeito de agradecimento referindo “foi aí que ele começou”.

Pouco depois, o Francisco Lobato deixou a caravela “Vera Cruz” onde estavam sediadas as entidades oficiais, os familiares e amigos mais próximos, bem como membros do seu staff de apoio, e subiu a bordo do ROFF Tempo-Team para se preparar para o tiro de largada, após o que se formou um longo e colorido cortejo em direcção à barra do Tejo.

Dada a diferença de andamentos o ROFF Tempo-Team rapidamente tomou a dianteira e depois de ter serpenteado entre as embarcações em jeito de agradecimento e despedida paulatinamente foi-se distanciado até ser só uma vela encarnada no horizonte.

Felicidade e sorte são os votos da APM10 para o Francisco Lobato.