A Meridiano10 deseja "Bons Ventos" à Sagres

O Navio-Escola Sagres vai inciar na próxima terça feira uma viagem de circum-navegação com a duração prevista de 12 meses. Durante esta Volta ao Mundo a Sagres visitará portos em países tão longínquos como o Brasil, Peru, Equador, Japão, China, Macau, Timor Leste, India e Egipto, entre muitos outros, e estará presente num conjunto de eventos, caso da EXPO Xangai 2010, o Dia de Portugal em S. Diego (EUA) e na cerimónia comemorativa da chegada dos portugueses ao Japão.

Esta viagem tem a particularidade de, pela primeira vez, ser patrocinada por empresas portuguesas num caso feliz de diplomacia económica, tirando partido de um dos símbolos de Portugal no Mundo, como é o caso Navio-Escola Sagres.



O Navio Escola Sagres é uma barca com gáveas partidas e mezena partida. O casco é de aço, sendo as chapas (10 mm) curvadas e soldadas nalguns pontos. O navio tem dez anteparas estanques dispondo quatro destas de seis portas estanques hidráulicas (comando local ou à distância) que garantem a estanqueidade entre compartimentos anexos. Para a propulsão à vela, tendo uma armação em barca, o navio dispõem de 10 velas redondas e 13 velas latinas, num total de 1979 m² de área vélica, podendo atingir uma velocidade máxima de 16,5 nós. Adicionalmente, refere-se que o navio tem um ângulo de estabilidade nula a 90°. mais info aqui

O NRP Sagres vai largar da doca de Alcântara na próxima terça-feira 19 pelas 11h. A Associação Portuguesa Meridiano10 vai acompanhar esta largada a bordo do Wilma, acompanhando a "barca" até ao mar junto ao Farol do Bugio num gesto de saudação da náutica de recreio.