XXVI Regata Entre Pontes: Fim de Semana em cheio !

Seria apenas mais uma regata; ir-se-ia até Vila Franca de Xira e voltava-se, mas não foi assim. A XXVI Regata Entre Pontes foi para a equipa Apm10 um dos melhores momentos de vela vividos a bordo do Wilma.

A saída de Oeiras deu-se ás 10H30 no estofo inferior da maré. Tentou-se ir à vela até Belém, mas rapidamente se concluiu que não chegaríamos a horas da partida, originalmente marcada para as 12H00. Foi a oportunidade de testar a nova transmissão elástica do Wilma, que nos permitiu constatar que já se pode aproveitar totalmente o potencial do motor.

A partida da regata foi atrasada para as 13H00, o Wilma deixou a frota arrancar à frente para ver onde se encalhava :-). Quase todos os veleiros colocaram spinakers e navegaram á popa; o Wilma, que não dispõe desse tipo de vela, colocou o seu assimétrico e abriu até Cacilhas cambando depois em direcção à ponte Vasco da Gama onde começou a alcançar a frota.
A navegação deu-se sem incidentes, sempre com bastante vento que favoreceu o Wilma, tendo-se chegado a Vila Franca pouco depois das 16H00. No percurso foram ultrapassados 5 veleiros, navegando quase sempre ao largo e á bolina folgada.

À chegada a Vila Franca, a organização da União Desportiva Vilafranquense (UDV) tinha preparado um "lanche", uma designação modesta para o repasto oferecido. Após um merecido descanso, foi a hora de ... jantar.
Na presença da Presidente da Camara de Vila Franca de Xira, representantes da Câmara de Lisboa, A Associação de Vela do Centro e da Associação Nacional de Cruzeiros, o jantar foi muito elegante tendo terminado com discursos e entregas de prémios. O Wilma obteve um 3º lugar  na classe ANC-B. 

O Sr. Presidente da UDV fez um apelo a que a frota ANC visite mais frequentemente Vila Franca, tendo-se posto à disposição para apoiar no que lhe for possível; um convite a ter em conta na programação da Apm10 já que o cruzeiro até Vila Franca de Xira é bastante atractivo.
O regresso foi antecipada para as 7H00 marcada com pouco vento. Esta segunda parte da regata teve pouca história já que a chegada foi antecipada para pouco depois de Alhandra. O regresso a Oeiras deu-se sempre à vela, sem incidentes na passagem dos baixios junto à bóia 1 e a bom ritmo. A chegada a Oeiras deu-se pouco depois das 11H00.

Em resumo: um excelente fim-de-semana náutico, marcado pelo bom tempo e convívio amigo.

Um agradecimento à UDV pela organização desta regata e pela hospitalidade.