Encontro com o Campioníssimo Robert Scheidt

Pois é a vida tem destas surpresas. Ontem à tarde tive o privilégio de conhecer pessoalmente e de uma forma absolutamente fortuita, o campionissímo Robert Scheidt que se deslocou a Cascais para correr na classe Star.
Para quem não sabe: 2 vezes medalha de ouro nos Jogos Olímpicos (Atlanta e Atenas), 1 vez medalha de prata (Sydney), 8 vezes campeão do Mundo e por duas vezes considerado o Melhor Velejador do Ano pela ISAF (Federação Internacional de Vela). Um verdadeiro embaixador da vela de classe mundial.
Mas deixem-me contar-vos em poucas palavras como tudo aconteceu.

(clique Leia mais ... para ver o artigo completo)

Cerca da uma hora da tarde encontrei-me casualmente na Marina de Oeiras com a Joana Pratas, antiga velejadora olímpica na classe Europe e actual responsável pela vela do Sport Algés de Dafundo, e que será também a comentadora oficial da RTPl durante os Campeonatos Mundiais das Classes Olímpicas, que me convidou para assistir às regatas de treino da classe Laser que neste momento decorrem ao largo de Cascais.
Depois de 20 minutos de "prego a fundo" num semi-rigido do Sport Algés e Dafundo no meio de enorme ventania e ondas bem grandes, embora largas, deparámo-nos com uma frota de cerca 200 Laser, um espectáculo inolvidável, que se preparavam para dar início a mais uma regata de treino. Como é um prazer para a vista assistir aos grandes nomes da vela mundial a "mexer" e a procurarem tirar o máximo partido das respectivas embarcações…
Rodeados de Laser por todo o lado comentava eu com a Joana Pratas que era uma pena o Robert Scheidt já não correr em Laser, uma vez que iria trazer uma maior beleza ao espectáculo, embora abra uma janela de oportunidade para o nosso Gustavo Lima se sagrar mais uma vez campeão do mundo, desta vez em águas nacionais.
No meio de toda esta confusão e quando os barcos se aprontavam para largar, eis que aparece por detrás de toda a frota uma embarcação completamente isolada e que foi imediatamente reconhecido pela Joana Pratas: Olha, mas é o Robert Scheidt!!!!!!!!
De imediato começámos a acompanhar o barco do Robert e a assistir a um verdadeiro ballet dentro de água. O homem e o barco pareciam um só. Que espectáculo. Que emoção. E completamente à borla. Lindo, lindo, lindo… Só visto, contado não tem graça.
E não é que o homem que saiu por detrás de toda a frota e chega em primeiro lugar à bóia da bolina. Isto quem sabe, sabe …
Ali chegado saltou para o respectivo barco de apoio, tendo cedido o barco a outro membro da equipa brasileira. Estava só a relembrar velhos tempos, uma vez que vai correr em Cascais em Finn. Mas quem sabe nunca esquece…
Aí a Joana Pratas aproximou-se e o Robert Scheidt reconheceu-a de imediato. Foram companheiros em vários Jogos Olímpicos e conhecem-se de há muito. Um encontro de velhos amigos. Nisto a Joana Pratas apresentou-me, cumprimentámo-nos e estabeleceu-se um breve diálogo, pleno de simpatia, com aquele que é certamente um dos maiores nomes, senão o maior, da vela ligeira mundial, e um dos maiores desportistas de todos os tempos. Valeu bem a tarde o vento e o frio.


Eduardo Faria,Associado apm10